Brasil - Delegação

No dia 30 de Janeiro de 1964, depois de alguns meses de diálogos com o Bispo A. Schuck, OFM, três irmãs da Mãe Dolorosa, vindas dos Estados Unidos, chegaram ao Brasil, em São Miguel do Araguaia, Goiás. Ali abriram uma escola primária paroquial. Em seguida, a comunidade transferiu-se à Goiânia, para desenvolver o ministério da educação. Nos anos seguintes, com a chegada das irmãs provenientes de outras partes da congregação, em resposta às necessidades da população, abriram-se outras casas no Estado de São Paulo, Mato Grosso e, por breve tempo, no Paraná. Atualmente, a presença das SSM está centralizada em Goiânia - Goiás; Nova Xavantina -  Mato Grosso; e em Mineiros – Goiás.

Em Goiânia, no Convento Mãe Dolorosa, as irmãs, em colaboração com os leigos, oferecem a educação infantil e projeto social para crianças e adolescentes.   O objetivo principal do Núcleo é livrar as crianças e os adolescentes, participantes do projeto, dos fatores de risco, como maus tratos físico/psicológicos; violência físico-psicológica; violência sexual; uso de drogas e a desestruturação da família, que são aspectos facilitadores às situações de risco. A integração total do ser humano e a formação da cidadania, possibilitando a reintegração na vida social; com estímulos através de atividades dinâmicas, para o fortalecimento do raciocínio e da relação interpessoal; visando uma melhor integração escolar, sendo capaz de fornecer um ambiente seguro e saudável no período que não estão nas escolas. Realiza atendimento de integração as famílias, pois acredita que essas famílias podem e, devem, se reintegrar à sociedade, passando assim,  existir a possibilidade de uma sensível melhora na qualidade de vida dessas famílias.

A comunidade Oferece nos amplos espaços, hospedagem para grupos organizados, retiros espirituais, encontros, formações e atividades com jovens de  Goiânia e das cidades do interior. A comunidade também está inserida na Paróquia Nossa Senhora das Dores colaborando na formação dos ministros da eucarístia, dos casais, da catequese, dos jovens e da liturgia.

Em Nova Xavantina, no Núcleo Comunitário Dom Bosco – Esc. Billy Gancho, oferece-se educação desde o maternal até ao ensino médio. Oferecem-se, também, atividades artesanais e  esportivas, e educação integral com a finalidade de formar cidadãos éticos e prevenir a marginalização juvenil. A comunidade das irmãs, apoiadas pelos leigos e alunos da nossa escola continuam o trabalho com os Índios Xavantes com o projeto Conviver, nas aldéias da região. Nestes lugares, desenvolvem  atividades de  higiene, saúde e uma alimentação saudável,( envolvendo adultos e jovens que aprendem a  fazer sopa, sabão..) tudo isto, para promover o bem-estar e a dignidade da população indígena. A escola realiza também projetos sociais, tais como: Bolsa de estudos aos alunos que não tem condições, projeto fraternidade e ação com crianças, adolescentes e famílias de um bairro carente da cidade, com o objetivo de resgatar a dignidade do ser humano dando-lhes uma nova possibilidade na sociedade.

A comunidade está inserida na Paróquia São Sebastião colaborando na Catequese, apostolado de oração e visitas nas comunidades.

Em Mineiros, Casa Santa Clara,  casa esta de formação do noviciado da Delegação Madre Francisca Streitel. A comunidade tem como principal atividade o  apostolado a Evangelização das famílias. Colaboram com o Lar de Idoso Bom Pastor e atuam na Paróquia nas pastorais: Liturgia, catequese e Batismo.

As irmãs da Delegação realizam durante o ano várias propostas para os jovens:  Marcha Franciscana, Retiro de Carnaval, Acampamento e todo dia 25 de cada mês Adoração pelas vocações SSM em todas as comunidades da Delegação e  encontros de discernimento vocacional uma vez por mês, oferecendo na ocasião evangelização, encontro e reflexão, para um crescimento humano e espiritual. 

 

Link:
www.ssmbrasil.org.br